Como nascem os clássicos: juntos!

📌 Ao contrário do que se pode pensar, o filme “2001: Uma Odisseia no Espaço” não foi uma adaptação de um livro preexistente. O diretor Stanley Kubrick queria fazer uma obra de ficção científica e, por intermédio de seu agente, convidou o escritor Arthur C. Clarke para trabalhar com ele no roteiro.

📌 O objetivo de Kubrick era realizar um trabalho diferente de tudo o que já havia sido feito nesse gênero no cinema. Sua ideia era que o filme falasse da relação do homem com o Universo e que pudesse provocar uma experiência ao mesmo tempo de temor, reverência e admiração.

📌 Arthur C. Clarke propôs que eles começassem a desenvolver o roteiro a partir de um conto de sua autoria, intitulado “A Sentinela”. Ele havia escrito a história em 1948 para participar de um concurso da BBC, no qual foi derrotado. O conto, no entanto, acabou virando apenas uma espécie de ponto de partida para 2001. Outra história curta do escritor, intitulada “Encontro ao Alvorecer”, também acabaria influenciando na elaboração do filme e do livro.

📌 O método de trabalho que Kubrick e Clarke escolheram foi criarem uma primeira versão – ou o esqueleto da história – em formato de narrativa, para em seguida a transformarem em romance e roteiro de cinema.

📌 Feito isso, Clarke se instalou em um hotel de Manhattan e levou de maio a dezembro de 1965 escrevendo a primeira versão do romance. Enquanto fazia isso, seus companheiros de bar nas horas vagas eram ninguém menos que os beatniks William Burrougs e Allen Ginsberg. Já o roteiro para o filme ficaria pronto em 9 de dezembro de 1965.

📌 Clarke tentou, sem êxito, publicar o romance em junho daquele ano, mas Kubrick não o autorizou. O filme seria lançado apenas em março de 1968 e o romance depois disso, nesse mesmo ano. 2001: Uma Odisseia no Espaço – o filme e o livro – viriam a conquistar o sucesso de público e de crítica que mantêm até hoje.

Ficha técnica:
2001: Uma odisseia no espaço [1965]
Arthur C. Clarke (Inglaterra, 1917-2008)
Editora Aleph, 2013, 335 páginas

Link de compra: https://amzn.to/32ywJSu
(Ao adquirir este produto por meio deste link, você contribui para o projeto Todas as Páginas sem nenhum custo adicional)

Deixe uma resposta