Livros-reportagem: a vida de Bolsonaro no quartel e o futuro do clima

📌 O livro “O Cadete e o Capitão”, de Luiz Maklouf, ainda nem chegou nas livrarias e já está causando rebuliço. Além da repercussão na imprensa, o volume de pedidos em pré-venda na Amazon são exemplo disso. A obra trata sobre o julgamento que o presidente Bolsonaro sofreu na época que era militar da ativa – ele foi acusado de elaborar um plano para fabricar e detonar bombas em quartéis do Rio de Janeiro, como forma de protesto contra os baixos salários pagos aos oficiais.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
📌 O caso ocorreu em 1987 e Bolsonaro foi condenado em primeira instância, mas depois inocentado pelo Superior Tribunal Militar (STM). O livro de Maklouf contextualiza todo o caso, mas se concentra em fazer um raio-x do julgamento do STM. O jornal O Estado de São Paulo publicou uma matéria sobre o assunto na sexta-feira (26), que teve o seguinte título: “Tribunal militar absolveu Bolsonaro contra a prova, afirma livro”.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
📌 Os livros-reportagem, aliás, estão em alta no mercado editorial, com vários lançamentos de peso. Outro que está dando o que falar é “A Terra Inabitável: uma história do futuro”, do norte-americano David Wallace-Wells. A obra descreve de maneira dramática as consequências próximas da crise climática provocada pelo aquecimento global. A coisa é tão feia que já teve quem dissesse que o livro mais parece um romance de terror – e às vezes a realidade é desse jeitinho mesmo.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
📌 Outro título importante é o livro de memórias “Seymour M. Hersh – Repórter”. O autor é responsável por relevar o “Massacre de My Lai”, que contribuiu para saída dos EUA do Vietnã; noticiou como a CIA agiu para sabotar o governo de Salvador Allende, no Chile; e descobriu que a ação militar que matou Bin Laden não foi exatamente como o governo norte-americano contou.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
📌 Já “Mechants of Truth” (Mercadores da Verdade) ainda não tem versão em português, mas espero que chegue em breve. Nele, Jill Abramson constrói um panorama das mudanças causadas no jornalismo pela revolução digital, analisando a história recente de quatro veículos: The New York Times, The Washington Post, BuzzFeed e Vice.

Livros citados:
O Cadete e o Capitão (Luiz Maklouf)
A Terra Inabitável: uma história do futuro (David Wallace-Wells)
Seymour M. Hersh – Repórter (Seymour M. Hersh)
Mechants of Truth (Jill Abramson)

Links de venda:
https://amzn.to/2LMV6qm
https://amzn.to/30Y6gwb
https://amzn.to/32WKpqJ

https://amzn.to/2L05HLT
https://amzn.to/2HlhR0R
https://amzn.to/2HgcP5B







Deixe uma resposta